Carol Porto Xavier, o rosto de Águas Claras

Síndica, empresária, digital influencer, líder comunitária, mãe e promotora de inúmeras iniciativas em Águas Claras, como a Casa da Amigas, Carol personifica o jeito de viver em Águas Claras

A carioca Carol Porto Xavier tem ganhado destaque no cenário de Águas Claras, graças aos trabalhos que desempenha no mundo “virtual” e no mundo “real”, ambos voltados para a comunidade água-clarense. Virtual porque ela é a idealizadora do grupo Casa de Amigas que abraça mais de 65 mil mulheres que diariamente trocam experiências sobre os mais diferentes assuntos que rodeiam o universo feminino. “O grupo é dedicado a encontros, empreendedorismo, cultura, lazer e suporte familiar. Um espaço pensado com total dedicação e amor, sempre de portas abertas às parcerias com o empresariado do Distrito Federal”, define a criadora do grupo.
No âmbito “real”, Carol está em evidência devido à atividade de síndica profissional que exerce há mais de 12 anos e atualmente junto com as amigas Eliane Dantas, Karina Nápoles, Graziella Sardinha, Patrícia Rosa e Elisabeth Velásquez são sócias da empresa Life Gestão Comercial – conceito em gestão de condomínios, que realiza assessoria e consultoria para os condomínios e prédios que precisam de suporte na área. “É uma tarefa trabalhosa, mas tocamos nosso negócio e os prédios que administramos com muita dedicação, afinco, criatividade e amor. Com a parceria das minhas sócias tudo se torna mais leve”, afirma Carol. Um trabalho sério que deu ao grupo o troféu “Síndico que Faz”, da ABRASSP (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais),
Águas Claras
Carol veio para Águas Claras há 13 anos quando se casou com Ezenildo Júnior. Ela conta que desde que chegou se apaixonou por tudo que encontrou. A cidade ainda estava com boa parte em construção e eles adoravam visitar as centenas de prédios em obras e se deslumbrar com os apartamentos decorados. “Os moradores passeavam pelas ruas e o clima na cidade era mais amistoso, Águas Claras sempre me pareceu mais acolhedor que o Plano Piloto, me lembrava muito minha vivência no Rio de Janeiro”, recorda.
Desde que aqui chegou, Carol “vestiu a camisa Águas Claras”, como ela mesma diz, e logo se tornou síndica, passando a ter voz ativa e agindo nas reuniões comunitárias. Teve ainda maior destaque quando criou o grupo Casa de Amigas, o que a aproximou de um número maior de moradores e passou a promover grandes eventos como o primeiro São João de Águas Claras e o carnaval de rua da Casa de Amigas, que contou com a participação da cantora Dhi Ribeiro. Ainda no grupo Casa de Amigas, Carol e a amiga Valéria Lessa têm a oportunidade de ajudar mulheres empreendedoras autônomas a tornarem seus sonhos reais.
Casa de Amigas
Ao longo dos três anos e meio de existência do grupo, Carol e Valéria sabem da importância de uma palavra amiga na hora certa, a diferença que faz um incentivo para aquele projeto que estava esquecido e mesmo dicas básicas do dia a dia de uma mamãe estreante no universo da maternidade. “Eu me dedico ao grupo porque sinto necessidade de incentivar quem está lá, já que muitas mães largam a vida profissional para se dedicarem a um sonho e estarem mais perto dos filhos. O universo feminino é complexo, não somos só mães e esposas, somos filhas, netas, irmãs…”, diz Carol, ainda segundo ela “é importante ressaltar que definimos um limite entre a exposição e o apoio das amigas virtuais. Muitas mães usam o grupo como ponto fundamental de apoio, mas é importante saber usufruir sem que ultrapasse a vida social e pessoal. O ideal é estipular um prazo para estar no grupo e depois se desconectar e viver.”

Carol Porto Xavier com o marido Eze Júnior e os filhos Arthur e Alice

No mês de dezembro o grupo Casa de Amigas realiza a feira “Bora lá” edição de Natal no shopping Felicittà. A feira começa na sexta-feira (dia 9) com a chegada do Papai Noel e cantata de Natal, e encerra no dia 31. Todos moradores estão convidados a prestigiar as empreendedoras do grupo que estarão com seus artesanatos em exposição, garantindo seus presentes de Natal e valorizando o comércio local. Outras atrações acontecerão ao longo do mês, além de oficinas, arte e o melhor da moda, beleza e gastronomia.
Antes de tudo, mãe
Entre todas as ocupações e responsabilidades na vida da síndica e influenciadora digital, a maior e mais importante é sem dúvida a maternidade. Carol é mãe de Arthur, de oito anos, e da pequena Alice, de apenas um ano e meio. “Eles chegaram para me trazer paz, amor incondicional e acima de tudo maturidade. São a união do meu amor e do meu marido. Vejo neles a personificação dos sentimentos mais puros”, declara a mamãe apaixonada. Depois que teve as crianças, Carol chegou à conclusão que ser mãe é uma missão gostosa e encantadora, cheia de desafios que a faz crescer continuamente, e tem se redescoberto e reaprendido a viver, e acima de tudo: a lutar pela sua família. “Depois que nos tornamos mães, nossa vida não nos pertence mais, nossa alma se enche de gratidão, fé e amor, é o nosso coração batendo fora do corpo.”
Mas essa realização toda não seria possível sem o apoio do super companheiro, o marido Eze. Carol acredita na força do casal que se une com o propósito de criar os filhos com equilíbrio, e ressalta a importância do papel do pai no lar. “Eu e Eze estamos no processo e ainda nos ajustando nessa tarefa conjunta de sermos pais. Aplaudo o homem que ao se tornar pai se dedica e entende a importância de ser um mundo para outro ser. E o mais importante deixar o legado de seres humanos especiais e com valores fortes como respeito”, encerra.